EDUCAÇÃO INFANTIL
Início da vida escolar, repleto de descobertas de um mundo completamente novo. Esse é um momento de entendimento do convívio social, da formação de hábitos saudáveis de vida, da superação de dificuldades e da busca de soluções próprias. São os primeiros passos de autonomia. No Colégio Órion o ambiente da Educação Infantil é especialmente projetado para as crianças, promovendo diferentes linguagens que ajudam a criança a articular seu repertório sociocultural, estimulando competências de leitura e de livre escolha, despertando o desejo pela aprendizagem com exercícios psicomotores e brincadeiras pedagógicas, que levam à autodisciplina e ao respeito, tanto pelo semelhante quanto pelo mundo. Na matriz curricular, além das aulas de Inglês, Psicomotricidade, Dança, Música e Arte, outras atividades, como pintura, recorte e modelagem, exploram o lúdico propiciando o despertar para a vida em sociedade, além da autonomia e da autoestima, possibilitando o desenvolvimento pleno dos estudantes.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Do 1º ao 5º ano, os professores despertam o gosto pelo conhecimento e por sua descoberta. Incentivam a autonomia e a curiosidade. Promovem argumentação e diálogo, formação de valores, continuação da sociabilidade. Competências e expressões de personalidade são as linhas mestras desse momento da vida escolar. No Ensino Fundamental, após os primeiros ensinamentos básicos (sobre o mundo, sobre o grupo em que se está inserido e até sobre o próprio corpo), estimula as competências e habilidades de cada criança, permite que elas se preparem para o longo aprendizado dos anos futuros. Aqui é o local em que cada estudante pode progredir intelectualmente, experimentando o convívio com o outro e respeitando as diferenças. O aluno do Colégio Órion é incentivado a ampliar seus conhecimentos, a descobrir o prazer da leitura, a despertar para a aprendizagem, ao desenvolvimento de sua autoestima e à superação de seus próprios desafios com uma navegação entre o lúdico e o cultural.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Do 6º ao 9º ano, os alunos passam a explorar as diferentes áreas do conhecimento, juntamente com o raciocínio lógico e a percepção transdisciplinar do mundo. Os jovens ganham maior autonomia, assumem novas responsabilidades, aprimoram a capacidade de argumentar, discutir e investigar. São estudantes que se abrem para entender a realidade que vivem e se dispõem a transformá-la. O aprendizado de teorias e práticas está associado à formação humanizadora, levando-os a serem adultos proativos e preparados para participar da sociedade contemporânea. Crescentemente, estão alcançando uma nova etapa da vida.